Mochileiros em Cabo Verde
De mochila às costas: descobrir Cabo Verde para além do óbvio
Ano após ano, Cabo Verde tem vindo a ganhar destaque na senda do turismo mundial.
Além da sua temperatura amena durante os 12 meses do ano, o arquipélago oferece uma ampla panóplia de oportunidades turísticas, desde praia à cultura, passando pelos desportos náuticos e as magníficas paisagens.
Dos mais novos aos mais velhos, turistas de todos os cantos do mundo encontram em Cabo Verde uma casa pronta a bem receber.
Com uma gastronomia rica em cor e sabor, uma cultura vibrante e praias de areias douradas que se perdem num mar de azul vivo, cada uma das ilhas de Cabo Verde tornam-se destino de experiências únicas.
Levados pelos ventos rumo a Cabo Verde
De mochila às costas, fugindo dos típicos centros turísticos, conhece-se a essência cabo-verdiana. Quem parte à aventura de descobrir os mil encantos deste arquipélago é brindado por autenticidade.
O turista mochileiro não procura os típicos locais hoteleiros.
Quem viaja de mochila à costas procura conhecer, de verdade, os destinos onde escolhe ficar.
Assim, Cabo Verde tem muito para oferecer a estes turistas, com alojamentos locais e guesthouses longe da azáfama dos grandes centros turísticos.
Ilha de Santo Antão
Na ilha, existem algumas opções de acomodação, sendo que as mais comuns para o turista mochileiro ficam situadas no Vale do Paul, com vistas deslumbrantes da montanha e em Cruzinha, perto de Porto Novo e com uma oferta gastronómica maravilhosa.
Ilha de São Vicente
Nesta ilha, encontram-se algumas opções interessantes para quem percorre Cabo Verde de mochila às costas, desde casas de família a pequenos albergues.
No entanto, se a ideia for passar uma larga temporada na ilha, o melhor é fazer reservas com alguma antecedência, devendo para isso efetuar uma pesquisa prévia de todos estes locais.
Ilha de São Nicolau
Em São Nicolau, a oferta hoteleira é diversificada e rica naquilo que é autêntico.
Com vistas para o mar ou para a cidade, as casas e residenciais são confortáveis e simples.
Ilha do Sal
O mochileiro que procura aventura e natureza, encontra no Sal hospedagem diferenciada.
Desde a praia de Santa Maria à Praia da Cruz, existem opções para todos os gostos.
O mochileiro que procura aventura e natureza, encontra no Sal hospedagem diferenciada. Desde a praia de Santa Maria à Praia da Cruz, existem opções para todos os gostos.
Ilha da Boa Vista
Na Boa Vista encontra-se todo o tipo de alojamentos, do mais modesto ao mais requintado.
Seja qual for o tipo de experiência turística, Boa Vista sabe bem receber e tem paisagens maravilhosas.
Ilha do Maio
No centro da vila, há casas e residenciais com quartos simples e confortáveis que oferecem tudo aquilo que é necessário para usufruir da ilha no seu todo.
No entanto, o turista que procura algo ainda mais autêntico, encontra na praia do Morrinho quartos privados ou partilhados com vistas para o mar.
Ilha de Santiago
Albergues, casas particulares, guesthouses ou hotéis. Em Santiago é possível encontrar alojamento para todos os gostos, sempre acompanhados por conforto e vistas deslumbrantes.
Ilha do Fogo
Passe uma noite em plena aldeia vulcânica ou com vistas para o mar, nas pacatas pousadas e pensões que existem na ilha.
Ilha Brava
Encontra na Brava pequenos espaços hoteleiros bem característicos e confortáveis, da Furna à vila de Nova Sintra.
De mochila às costas sim, mas de estômago cheio
A gastronomia de Cabo Verde é pintada de influências africanas e portuguesas e quando se juntam dois países tão ricos do ponto de vista gastronómico, o resultado só pode ser uma explosão de sabores.
Cabo Verde é conhecido pelo seu peixe, moluscos e mariscos. Com águas ricas em vida e diversidade, é possível descobrir em cada recanto do arquipélago autênticos manjares de peixes variados - destaque para o atum, a garoupa e o salmão -, marisco fresco e polvo suculento.
É aqui também que se descobre a cachupa, prato típico da gastronomia cabo-verdiana que mistura carne ou peixe com grãos de milho e legumes. Uma refeição bastante nutritiva e, além disso, repleta de sabores fortes e ricos.
Nas ruas de Cabo Verde, em forma de petisco, pode também ser encontrada a moreia, o peixe que tanto assusta os pescadores. Servida fatiada, a moreia é panada e servida em grandes pedaços. Costuma ser acompanhada por uma cerveja bem gelada ou um grogue, uma bebida bastante típica do arquipélago.
Levam-se, na mochila, momentos inesquecíveis
Todo o arquipélago tem maravilhas únicas para oferecer aos mochileiros, sendo que a cultura, a arte, as paisagens e as praias floridas, verdejantes e montanhosas, as praias de areias brancas e águas cálidas e um povo fraterno, enchem as mochilas destes turistas, de sonhos, memórias e muitas histórias que ficam guardadas, para sempre, no coração de quem por aqui passa.
Visitar Cabo Verde, de mochila às costas é:
- Descobrir um vulcão ativo na ilha do Fogo
- Deliciar-se com as paisagens floridas e aromáticas na ilha da Brava
- Deslumbrar-se com a montanha impressionante que oferece trilhos pedestres singulares em Santo Antão
- Trilhar o Parque Natural da Serra da Malagueta em Santiago
- Perder-se nas areias brancas da Praia de Santa Mónica na Boa Vista
- Mergulhar com os corais coloridos e os peixes variados no Sal
- Embrenhar-se nos vales exuberantes de São Nicolau
- Conhecer Cabo Verde em estado puro na ilha de Santa Luzia
- Deixar-se levar pelas melodias da morna em São Vicente
- Explorar praias e paisagens intocadas na Ilha do Maio
Explore cabo verde
Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.
Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.
Informações úteis
Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.
Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.
Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.