Voluntariado ambiental em Cabo Verde
Voluntariado ambiental em Cabo Verde: uma viagem com um impacto positivo!
Participar em projetos de voluntariado em Cabo Verde significa embarcar numa aventura que transforma as suas férias numa oportunidade de contribuir localmente para o Ambiente, com impactos globais.
Situado no coração do Atlântico, o arquipélago é um tesouro de biodiversidade e de belezas naturais. E, através do voluntariado, os viajantes podem deixar uma marca positiva na proteção de ecossistemas únicos, ao mesmo tempo que vivem a verdadeira essência da vida cabo-verdiana.
Mais que uma viagem, é um momento de aprendizagem, partilha e de contribuição para um futuro mais sustentável para as ilhas e as suas gentes. Ao escolher umas férias-voluntariado, descobre a beleza natural e cultural do país e torna-se também parte da sua história contínua de resiliência.
Voluntariado ambiental: a proteção de um bem precioso
A generosidade da Natureza está por toda a parte: no mar, na terra e no ar. Das paisagens à fauna e à flora. E também nos ilhéus que, ao longo dos anos, mantiveram um espírito de gratidão que se reflete na relação que têm com o Ambiente e na forma como recebem os viajantes - a morabeza que expressa o amor à vida em cada gesto.
Em Cabo Verde, tudo é vida. Os mares são uma espécie de creche das baleias-de-bossa, que escolhem o arquipélago para a reprodução, sendo comum, entre fevereiro e maio, avistar as mães baleias com as suas crias, nas ilhas da Boa Vista e do Maio, e mais recentemente em Santiago.
O arquipélago é também conhecido, a nível mundial, por ser um dos maiores berços das tartarugas marinhas, com destaque para a espécie Caretta caretta. A nidificação acontece de junho a outubro. A incubação dura de 45 a 60 dias, sendo possível ver os pequenos filhotes a correrem para o mar, sobretudo nas ilhas do Sal, Boa Vista e Maio.
As ilhas abrigam ainda espécies endémicas de aves marinhas e plantas, que urgem ser preservadas.
Proteção das tartarugas marinhas em Cabo Verde
Os mares de Cabo Verde acolhem 5 espécies de tartarugas marinhas, incluindo a tartaruga-de-pente, que está em perigo crítico segundo a IUCN. As praias cabo-verdianas, como as das ilhas do Sal, Boa Vista e Maio, são um dos locais mais reconhecidos em todo o mundo para a desova da tartaruga Caretta caretta.
Entre as diferentes tarefas, os voluntários podem contribuir para:
-
Proteger e monitorizar as praias, incluindo censo de rastos e de ninhos de tartarugas, bem como recolha de medidas biométricas e identificação das tartarugas fêmeas com microchip;
-
Resgatar ninhos de zonas onde existem ameaças, como inundações pelas marés, predação por caranguejo fantasma, entre outras, e traslado para o viveiro;
-
Apoiar a pesquisa, através de diferentes atividades;
-
Participar em atividades de educação e conscientização ambiental.
Outros tesouros de Cabo Verde que urge proteger
Cabo Verde é um habitat vital para diversas aves marinhas, sendo que algumas espécies enfrentam riscos significativos. A missão de proteger as aves marinhas passa por uma profunda compreensão dos seus hábitos, habitats e desafios.
As ações de proteção das aves marinhas incluem o levantamento da distribuição das espécies por todo o arquipélago e a monitorização dos seus ciclos reprodutivos para avaliar o sucesso das ações e identificar ameaças.
Com recurso a técnicas avançadas, desde a recolha de amostras até o uso de GPS e análises genéticas, os esforços visam compreender as necessidades nutricionais das aves, as suas rotas migratórias e os perigos que enfrentam tanto em terra quanto no mar.
No âmbito da preservação das plantas endémicas, são desenvolvidas ações para a conservação da flora endémica de Cabo Verde, reforço da gestão das áreas protegidas, entre outros.
Como ser voluntário em Cabo Verde
O arquipélago possui diferentes tipos de projetos de voluntariado que vão ao encontro de vários interesses e competências.
O projeto Vitó é uma organização de voluntariado em Cabo Verde. Condecorado pela Presidência da República de Cabo Verde com Medalha de Mérito 1.ª Classe e apoiado por diversas entidades internacionais, esta é uma das ONGs que oferecem oportunidades na proteção de tartarugas e de aves marinhas, bem como de plantas endémicas.
Foto: Projeto Vitó
Outro exemplo de voluntariado em Cabo Verde, é a BIOS.CV - Associação para a Conservação do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com um acampamento na praia de João Barrosa, na Ilha da Boa Vista. A associação tem um programa de voluntariado e procura pessoas que queiram viver uma aventura com significado, no âmbito das ações de conservação da nidificação da tartaruga cabeçuda Caretta caretta.
Foto: Facebook Bios CV
Estas são apenas algumas das entidades que fazem da proteção ambiental a sua missão, contando também com o apoio dos voluntários.
Este artigo teve a contribuição do Dr. Pedro Lopez Suarez, a quem agradecemos o apoio.
Explore cabo verde
Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.
Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.
Perguntas frequentes sobre voluntariado em Cabo Verde
Procure por entidades reconhecidas pelo seu compromisso com a ética do voluntariado e com um impacto positivo reconhecido na comunidade.
Além das entidades locais, existem entidades de voluntariado internacionais que organizam missões de voluntariado para diversos países, incluindo Cabo Verde. Verifique as avaliações, peça referências, informe-se sobre as políticas de suporte aos voluntários e certifique-se sobre o impacto que estas instituições têm na proteção ambiental e na vida das comunidades locais.