Se vai de férias para Cabo Verde, tem de visitar a Ilha de São Vicente: um destino rico em cultura, história e, claro, belezas naturais. Afinal, falamos de um dos arquipélagos mais belos do mundo!
À Ilha de São Vicente chega-se por ferry ou por avião, com voos a partir da Ilha do Sal e da Ilha de Santiago. Existem também voos diretos, a partir de Portugal, França e Países Baixos. Integrada nas ilhas do Barlavento, São Vicente está muito próxima de algumas das ilhas mais verdes de Cabo Verde: Santo Antão e São Nicolau.
Esta jóia do arquipélago oferece uma variedade de atrações que cativam viajantes de todo o mundo para passar as suas férias em Cabo Verde.
Conhecida pela vibrante cidade do Mindelo e famosa pelo seu carnaval, a Ilha de São Vicente é também o berço da lendária cantora Cesária Évora, que partilhou a sua voz, de forma generosa, nas mais lindas mornas nos maiores palcos do mundo.
A ilha também abriga paisagens impressionantes que proporcionam experiências inesquecíveis. Neste artigo, vai descobrir as 7 maravilhas naturais que fazem desta terra um pedaço de céu no meio do oceano Atlântico.
A Ilha de São Vicente é um destino único para passar férias em Cabo Verde
São Vicente destaca-se no arquipélago de Cabo Verde pelo seu ambiente cosmopolita. O porto abriu a ilha para o mundo e, desde sempre, os habitantes habituaram-se a receber as mais variadas “novidades” através dos navios que ali aportavam. Este contacto com os estrangeiros e com o “novo” acabou por moldar a forma de estar na ilha.
A natureza está sempre presente na cosmopolita e cultural Ilha de São Vicente
A música, a arte e os grandes festivais fazem parte do dia a dia de São Vicente e refletem algumas das características que compõem o DNA cabo-verdiano: alegria, cordialidade, descontração e gentileza, que se resume numa expressão tipicamente crioula, a morabeza.
A Ilha de São Vicente é também um ótimo local para praticar os mais diversos desportos náuticos durante as férias em Cabo Verde. Surf, windsurf, bodyboard, kitesurf, e pesca desportiva, com destaque para os espadartes que por ali abundam, são apenas alguns exemplos!
Além da intensa vida cultural e dos desportos náuticos, a Ilha de São Vicente oferece uma série de belezas naturais que merecem ser visitada. Com praias de areia branca e águas cristalinas, a Ilha de São Vicente é um destino imperdível para quem aprecia o sol, a praia, o mar, a cultura e a natureza.
Veja:
#1 Maravilha da Ilha de São Vicente: o Monte Cara
O Monte Cara é uma impressionante formação rochosa que se assemelha a um rosto humano voltado para o céu. Este monte, um dos símbolos mais emblemáticos de São Vicente, é visível de vários pontos da ilha, em especial do porto de Mindelo.
Quando for ao Monte Cara, aproveite para visitar as «12 Voltas»
A subida ao topo do Monte Cara é uma experiência que vale a pena. O trilho até ao cume é uma bela forma de manter a atividade se estiver de férias em Cabo Verde. E qualquer esforço é recompensado pelas vistas panorâmicas espetaculares da Ilha de São Vicente e do Oceano Atlântico. No topo, pode admirar a vasta paisagem, sentir a brisa do mar e apreciar a beleza natural ao seu redor.
Recomenda-se a visita durante o amanhecer ou o pôr do sol, alturas do dia em que a luz natural realça ainda mais a beleza do local.
Aproveite, ainda, para visitar a Baía e a piscina natural da Fateja, localizadas por trás do Monte Cara. Para desfrutar destas pequenas maravilhas, poderá ir a pé ou de barco.
#2 Maravilha da Ilha de São Vicente: o Vulcão de Viana
Já pensou em meditar dentro da cratera de um vulcão?
O Vulcão de Viana, localizado a sul de Calhau, é uma cratera vulcânica extinta.
O cenário à sua volta é impressionante e, por isso mesmo, atrai inúmeros entusiastas da Geografia e da Geologia.
Seja para meditar na sua cratera, ou para caminhar nos seus trilhos, o Vulcão de Viana é um local de beleza invulgar
E, para aproveitar o ambiente incrível, foi criada uma atividade de meditação na cratera do Vulcão de Viana, que tem início com uma sessão Yoga, seguindo-se uma caminhada pelo trilho da cratera e meditação no seu interior. A experiência termina com um banho de mar na Praia de Saragarça. Imperdível, certo?
Numa caminhada ao redor da cratera irá observar de perto as intrigantes formações rochosas e a vegetação adaptada ao solo vulcânico. Os mais aventureiros poderão explorar os trilhos que serpenteiam o vulcão.
As vistas do vulcão proporcionam uma perspetiva única da paisagem da Ilha de São Vicente, e o silêncio da área, quebrado apenas pelos sons da natureza, cria uma atmosfera de tranquilidade e conexão com a natureza.
#3 Maravilha da Ilha de São Vicente: o Ilhéu dos Pássaros
O Ilhéu dos Pássaros, também conhecido como Djeu ou Ilha do Farol, é um pequeno ilhéu situado a noroeste da cidade de Mindelo. Este ilhéu abriga um pequeno farol, o Farol Dom Luís, sendo um ponto de referência para os navegadores e um local de abrigo para os pescadores.
Através de um passeio de barco, os entusiastas do mergulho e do snorkeling, têm aqui uma oportunidade de explorar uma rica vida marinha, com peixes coloridos e corais.
Ilhéu dos Pássaros
#4 Maravilha da Ilha de São Vicente: Baía do Porto Grande
Também conhecida por Baía do Mindelo, a Baía do Porto Grande, formada pela cratera submarina de um vulcão, é um lugar mágico, sendo uma das mais impressionantes baías do mundo. Prova disso foi o reconhecimento que recebeu pelo Clube das Baías Mais Bonitas do Mundo, uma organização não governamental internacional, apoiada pela UNESCO.
É das baías mais bonitas do mundo, onde a vida marinha abunda
Esta baía é um importante porto marítimo, o maior de Cabo Verde e um dos mais movimentados portos do mundo, no século XIX.
Se fizer um passeio de barco pela baía poderá apreciar a sua magnitude e beleza. Durante o passeio, pode-se observar os barcos ancorados e a movimentação no porto, bem como a bela paisagem que circunda a baía.
Para quem aprecia a pesca, a Baía do Mindelo é uma boa opção durante as suas férias em Cabo Verde, sendo possível encontrar várias espécies de peixes. Aconselhamos sempre que opte pelo método catch and release - “pesque e solte” que, como o próprio nome indica, significa pescar, admirar a beleza do peixe, fotografar e devolvê-lo em perfeitas condições ao mar.
Mas se o seu ideal de férias em Cabo Verde é praticar desportos aquáticos, aproveite a Baía para a prática de vela e de windsurf e desfrute das águas calmas e dos ventos favoráveis da região.
#5 Maravilha da Ilha de São Vicente: Orla Costeira do Norte da Baía
A nordeste de Monte Verde, entre a Praia Grande e a Baía das Gatas, encontra as chamadas Praias do Norte que compõem a Orla Costeira do Norte da Baía.
Da Orla Costeira do Norte da Baía, siga para Salamansa. E se for num passeio a cavalo junto ao mar? Experimente!
A imensidão azul e o areal dourado fazem deste lugar um verdadeiro cartão postal de uma natureza quase virgem, sendo um ótimo local para quem aprecia a pesca à linha.
Aqui, já encontra algumas formações dunares que se intensificam em Salamansa, localidade a seguir.
O Norte da Baía é uma pequena aldeia de São Vicente onde, à semelhança de tantos outros lugares da ilha, é possível respirar arte, através dos painéis pintados nas paredes. O colorido encanta quem por aqui passa.
A estrada que atravessa o Norte da Baía é dos percursos mais bonitos da Ilha de São Vicente, tendo o Atlântico como protagonista, entre os diversos tons de terra e dunas de areia. Uma vista simplesmente soberba!
Se pretende aproveitar as suas férias em Cabo Verde com algumas experiências mais autênticas na Ilha de São Vicente, aconselhamos um passeio a cavalo. Com um duração de 1 a 3 horas, o percurso é feito quase sempre junto ao mar e percorre a Orla Costeira do Norte da Baía, a Baía das Gatas e a vila piscatória de Salamansa (ver a maravilha seguir).
#6 Maravilha da Ilha de São Vicente: Dunas de Salamansa
Das montanhas até à praia, as Dunas de Salamansa surpreendem pela sua extensão. As ondulações suaves das dunas criam uma visão espetacular, em especial ao nascer e pôr do sol, com o jogo de sombras que se revela na areia. Os amantes da fotografia encontram aqui inúmeras oportunidades para eternizar belas imagens.
Dunas, extenso areal e um mar azul de perder de vista, Salamansa tem tudo isto!
As dunas são também um ótimo lugar para caminhadas tranquilas, que lhe permitem estabelecer uma ligação profunda com a natureza e desfrutar da serenidade do ambiente durante as suas férias em Cabo Verde.
As Dunas de Salamansa ficam bem próximas da vila piscatória de Salamansa, terra de gente muito acolhedora, onde a morabeza faz parte do dia a dia dos habitantes.
A Praia de Salamansa também merece uma visita, em especial para quem aprecia uma baía de águas límpidas e mornas, perfeita para a prática de kite e windsurf.
#7 Maravilha da Ilha de São Vicente: Monte Verde
O Monte Verde é o ponto mais alto da Ilha de São Vicente, com 774 metros de altitude. É também um local privilegiado para apreciar as espécies autóctones da ilha, uma vez que 70% estão concentradas neste parque natural, que é uma área protegida. É também comum conseguir observar aves como o falcão e o guincho.
Daqui, tem uma vista panorâmica de toda a ilha e da Baía do Mindelo. Em dias de céu límpido, pode-se avistar as ilhas de Santo Antão e de Santa Luzia, os Ilhéus Branco e Raso e, por vezes, a Ilha de São Nicolau.
A vista a partir do Monte Verde é soberba!
A subida ao Monte Verde é uma experiência enriquecedora, que proporciona vistas espetaculares da paisagem circundante, e durante a qual se pode observar a vida que nasce e floresce.
Uma boa forma de descobrir outros locais para visitar na Ilha de São Vicente durante as suas férias em Cabo Verde é através do CTES - Centro de Turismo de Economia Solidária, que funciona no Mercado Municipal, na Rua de Lisboa. Além de informação, encontra aqui também diferentes tipos de produtos produzidos pelas comunidades locais. Vale a pena espreitar!
Visite a Ilha de São Vicente nas suas próximas férias em Cabo Verde!
A Ilha de São Vicente é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Cada uma das suas 7 maravilhas naturais é a porta de entrada para experiências únicas e inesquecíveis. Das majestosas vistas do Monte Verde e Monte Cara até as tranquilas águas da Baía do Porto Grande, passando pelo Vulcão de Viana e pelas praias que inebriam os sentidos, há sempre uma atividade que pode ser feita para eternizar estes momentos na sua memória.
Comece já a planear as suas férias para Cabo Verde, aproveite para visitar a Ilha de São Vicente e descubra as aventuras que estão à sua espera!
Descobrir a Ilha de São Vicente
Fontes: Catálogo do Património Natural Territorial de Cabo Verde