Cabo Verde

6 Maravilhas Naturais da Ilha do Fogo - Parte 2

Natureza e Ruralidade6 min leitura

Publicado a 10 setembro 2024

6 Maravilhas Naturais da Ilha do Fogo - Parte 2

Damos-lhe as boas vindas à Parte 2 do artigo As 6 Maravilhas naturais da Ilha do Fogo. Se ainda não leu a Parte 1 poderá fazê-lo aqui.

Na Parte 1 deste artigo demos-lhe a conhecer a 1ª Maravilha da Ilha - o Pico do Fogo, que nos conquista com a sua beleza e imponência fenomenais, e no qual podemos tanto caminhar, como saborear um bom vinho local, acompanhado de um saboroso queijo de cabra.

cabo-verde-6-maravilhas-naturais-da-ilha-do-fogo-parte-1-002.jpgSurpreenda-se com outras maravilhas naturais desta ilha!

Neste âmbito demos também a conhecer a impressionante e atípica beleza do Parque Natural do Fogo e ainda os trilhos únicos que serpenteiam uma natureza tão peculiar.

Por fim, descrevemos a 2ª Maravilha, a imponente e estonteante Bordeira, que abraça o Pico e separa-o da restante Ilha, salientando também as várias dádivas da agricultura majestosa nesta ilha, como a fruta, o vinho e o café!

Vamos então explorar as restantes 4 Maravilhas da Ilha do Fogo

#3 Maravilha da Ilha do Fogo: Perímetro Florestal de Monte Velha, a vida que floresce sem limites

Numa ilha em que os tons mais escuros predominam, há uma extensa mancha florestal que mostra o quão imparável é a vida. Este extenso perímetro coberto por eucaliptos é vital para a comunidade local, ao fornecer recursos como lenha usada para cozinhar, além de abrigar uma rica biodiversidade.

cabo-verde-6-maravilhas-naturais-da-ilha-do-fogo-parte-1-005.jpgAs paisagens são de perder de vista, com os azuis do céu e do mar a fundirem-se

As caminhadas permitem aos visitantes descobrir as maravilhas que a floresta guarda. Aqui, abundam as espécies endémicas. 

Para ter uma noção através de números, das 87 espécies endémicas de plantas superiores em Cabo Verde, a Ilha do Fogo preserva 37 espécies, das quais 5 são exclusivas da ilha, como é o caso do tortolho. 

Aqui, uma paragem obrigatória é a “Casa do Presidente” que hospedou figuras políticas do país, nos anos 80.

#4 Maravilha da Ilha do Fogo: as Salinas de São Jorge e as piscinas naturais

No município de São Filipe, as Salinas de São Jorge são uma das maravilhas naturais que deve visitar quando viajar para Cabo Verde.

Trata-se de um porto piscatório com uma pequena praia de areia protegida por uma baía, na qual estão inseridas as piscinas naturais esculpidas pelo mar! Para muitos, é um refúgio perfeito para o relaxamento e atividades balneares.

cabo-verde-6-maravilhas-naturais-da-ilha-do-fogo-parte-1-001.jpgAs Salinas de São Jorge são como uma grande piscina de água salgada

O local, que possui uma riquíssima biodiversidade marinha, reúne excelentes condições para a pesca desportiva. Aqui, também é um ponto de encontro cultural durante as festas tradicionais que ocorrem a 18 de maio, onde a comunidade se reúne com música e muita alegria.

O porto de salinas serve a comunidade psicatória próxima, cerca de 80 pessoas, com 20 botes de pesca que se abrigam na praia, sendo também a chegada dos botes da faina um bonito espetáculo que dá cor ao azul intenso do mar.

As piscinas naturais são muito queridas da população, um verdadeiro orgulho da ilha, de tanta beleza que espelham!

Estas piscinas naturais de águas mornas cristalinas, desenhadas em rigor pela atividade vulcânica, são compostas por rochas de lava negra, criando um contraste deslumbrante com o azul do oceano.

Desde logo, à primeira vista vai apaixonar-se pelo cenário mais paradisíaco e tranquilo da Ilha do Fogo, perfeito para nadar e relaxar.

Mas além da beleza natural, as piscinas de Salinas são conhecidas por possuírem propriedades terapêuticas, graças à alta concentração de minerais na água.

Para aproveitar o melhor que este paraíso natural lhe pode oferecer, saiba que a melhor altura do dia para visitá-lo é durante a manhã ou o final da tarde, quando a luz suave realça a beleza das rochas e da água, proporcionando uma experiência de contato íntimo com a natureza e uma sensação de serenidade incomparável.

#5 Maravilha da Ilha do Fogo: a beleza e a tranquilidade da Baía de Fajãzinha

No município de Mosteiros, a Baía de Fajãzinha, também conhecida pela Baía do Monte Vermelho, é notável pelas cores das suas rochas, o que confere ao local uma beleza invulgar. 

cabo-verde-6-maravilhas-naturais-da-ilha-do-fogo-parte-1-003.jpgO lugar perfeito para momentos de contemplação

Foto: Fogo CV

A Baía de Fajãzinha é um cenário pitoresco para quem procura por paz, através de uma ligação profunda com a natureza. A tranquilidade do local faz desta baía o abrigo ideal para meditação e apreciação da vida marinha.

Aqui, os visitantes podem desfrutar de várias atividades ao ar livre, aproveitando ao máximo a beleza natural e a tranquilidade do local. 

Nadar e mergulhar nas piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, parecem ser as favoritas dos turistas, que aproveitam ao máximo a temperatura amena destas águas cristalinas.

Para além do mar, esta baía serve de incentivo a caminhadas, exploração das falésias e trilhos, bem como observação de aves, no seu redor. A paisagem dramática e as vistas panorâmicas fazem da baía um excelente local para fotografia, especialmente durante o amanhecer e o pôr do sol.

#6 Maravilha da Ilha do Fogo: a histórica Praia de N. Sra. da Encarnação

A Praia de Nossa Senhora da Encarnação encontra-se na costa oeste do Fogo, próxima da capital, a Vila de S. Filipe. Esta localização facilita em muito o acesso, já que a praia fica a uma curta distância a pé de São Filipe, onde há estradas bem mantidas que ligam a vila à praia.

cabo-verde-6-maravilhas-naturais-da-ilha-do-fogo-parte-1-004.jpgAreias negras, mar límpido e tranquilo, e tartarugas e aves marinhas que por ali passam, tudo isto faz que este local seja muito especial

A Praia de N. Sra. da Encarnação é conhecida pela sua areia escura, resultante da atividade vulcânica da ilha, e pelas águas calmas e cristalinas. 

O seu areal negro traz consigo um ambiente tranquilo e sereno! Com cerca de 1Km e mais de 150 metros de largura, é um areal que convida a relaxar fundindo-se com o mar transparente que proporciona banhos demorados sob o sol do Fogo.

Esta bela praia não é apenas um lugar de beleza estonteante, mas também um sítio de importância cultural, tendo sido o primeiro porto natural da Ilha do Fogo, onde ocorreram desembarques históricos, ainda na época dos escravos. 

A 6ª Maravilha da Ilha do Fogo, além de uma extraordinária praia, é também um excelente local para observação de tartarugas marinhas e de aves marinhas que nidificam nos ilhéus próximos, e que oferece ainda oportunidades para o mergulho, surf e pesca desportiva.

A Ilha do Fogo é o local perfeito para quem procura férias repletas de aventuras na natureza. Os trilhos homologados proporcionam descobertas emocionantes. E para quem aprecia a boa gastronomia, a Ilha do Fogo oferece sabores únicos derivados da rica terra vulcânica, como o café, o vinho e o famoso queijo de cabra que pode ser saboreado em forma de “pudim de queijo”, uma sobremesa tipicamente nacional, ou com compotas naturais de fruta.

Cada local visitado é uma oportunidade de fazer parte de algo extraordinário, que ressoa com o espírito de descoberta e o calor da sua comunidade, tornando a sua experiência única e memorável.

Sabia que a Ilha do Fogo é classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera devido à singularidade da sua paisagem vulcânica associada à diversidade da fauna e flora?

Motivos de sobra para marcar a sua viagem para uma das ilhas mais apaixonantes de Cabo Verde! 

Descobrir a Ilha do Fogo

Fontes:
Catálogo de Património Natural Territorial de Cabo Verde.

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes